:: Proteção Solar ::


A incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva na Terra. O uso do filtro solar diariamente garante a prevenção de manchas e até o câncer.

As altas temperaturas passam a fazer parte do nosso dia-a-dia. A exposição aos raios ultravioletas é mais intensa, o que gera maior preocupação aos especialistas da área, em relação aos benefícios e os malefícios causados por essa radiação. A preocupação é relevante por causa dos rombos na camada de ozônio, responsável por filtrar os raios do tipo A (UVA) e do tipo B (UVB). O UVA acelera o envelhecimento da pele, por penetrar em camadas mais profundas. A ação dos raios (solares ou de lâmpadas) afetam as fibras de colágeno e elastina e cria flacidez e manchas. O UVB é o causador do câncer de pele.

Expor-se à luz solar em horários apropriados – das 07h às 10h e a partir das 16h – é saudável, pois ativam a síntese da vitamina D (veja quadro), responsável pelo aumento da absorção do cálcio e fósforo pelo intestino, constituintes fundamentais dos ossos. O excesso pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez e manchas.

A aplicação deve ser feita em um período de 30 minutos antes da exposição ao sol, pois esse é o tempo médio que o filtro solar necessita para agir na pele. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o DPDC  (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça) destacam que o uso diário de protetor solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 15 é indispensável para todas as pessoas, independentemente da cor da pele.

Todos os protetores solares, mesmo os resistentes à água, devem ser reaplicados após:

  • duas horas de exposição contínua ao sol
  • nadar ou mergulhar
  • secar-se com toalhas
  • praticar exercícios físicos
  • suar excessivamente

Não se esqueçam de passar protetor nas partes mais vulneráveis como: boca (protetor labial ou batom com FPS), orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos.

Mesmo em dias nublados devemos usar protetor solar, pois os raios ultravioletas atravessam as nuvens e, com temperaturas amenas, ficamos mais tempo expostos sem perceber.

Proteção solar sempre: sua pele agradece !!!

Mais dicas da Fonoaudiologia Estética para prevenção das rugas e linhas de expressão na próxima terça feira.

Dúvidas entrem em contato pelo e-mail: andreaborsato@sercomtel.com.br

Beijos, Andréa.

Fontes: www.clubevidamoderna.com.br/, http://cienciaevida.atarde.com.br,www.diariodasaude.com.br

6 Respostas para “:: Proteção Solar ::

  1. Dédéia! Se tem uma pessoa que adoraaaaa sol,essa sou eu..hihihi.. E sua dica de proteção foi perfeita!
    We Love you !
    Tom Tom and Sil

  2. Amei!!! Essa dica é muito importante.Realmente com o sol ñ se brinca! A primeira vez que fui na praia, eu muito errada achei que a minha pele por ser negra não havia necessidade de proteção, ai ai…tive até febre…mas aprendi a lição, rsrsrs…. beijão amiga!

    • Nandiss já escutei histórias parecidas por aqui. Ai, ai, ai mesmo !!! Mas que bom que agora vc é uma mulher prevenida, é isso aí !!! Beijos, minha amiga, suas visitas me deixam feliz !!!

  3. Fer Reis

    Sei que faz bem, mas fujo do sol como o diabo da cruz rsrs Protetor solar sempre! bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: