::Excesso de Açúcar Envelhece::


À primeira vista é desesperador para aqueles que como eu, ama de paixão um docinho. Mas essa é uma orientação que vale a pena.

No entanto, o açúcar contido nessas guloseimas nem sempre faz bem ao organismo. Ele está associado a inúmeras circunstâncias que nos afligem, principalmente, as mulheres, como aumento de peso, celulite e até rugas.

O açúcar que menciono aqui não só se refere a sobremesas como também outros alimentos com alto índice glicêmico (acima de 70), como o pão branco e o arroz branco.
O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito açúcar, acontecem ligações cruzadas de colágeno com açúcar. Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Ai, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite. “Quem come muito açúcar envelhece mais rápido”, completa a especialista a nutricionista Roseli Rossi.
Os primeiros órgãos a manifestarem os primeiros sinais são a pele, através das rugas e dos sinais da pele, dos olhos, e do sistema imunitário.

Hoje, depois dos radicais livres, do estresse oxidativo e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento é a glicação (processo de ligação entre uma molécula de glicose maléfica com uma proteína saudável) e seus resultados: os A.G.E.s (produtos finais da glicação avançada).

“A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina, dentre outras) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas”, explica a médica dermatologista Dra. Marcella Delcourt, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os AGEs ainda são verdadeiras fábricas de radicais livres. Eles se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido.

Diante de tantos problemas que podem ser desencadeados com o consumo exagerado de açúcar, devemos cortá-lo de nosso cardápio? “Se não consumir, melhor, se consumir, o menos possível”, diz a nutricionista Roseli Rossi, que ainda aconselha a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo, que é mais rico de nutrientes, embora também seja calórico ou por mel.

Fontes: http://www.educacaofisica.com.br/noticias, http://strawberryandpeach.blogspot.com, http://www.oclarim.com, http://cristianaarcangeli.com.br .

Mais dicas e informações sobre o trabalho da Fonoaudiologia Estética para prevenção das rugas e linhas de expressão na próxima terça feira.

Dúvidas entrem em contato: andreaborsato@sercomtel.com.br.

5 Respostas para “::Excesso de Açúcar Envelhece::

  1. Fer Reis

    Vou prestar mais atenção na alimentação! Estava lendo sobre alimentos que retardam o envelhecimento da pele e estou começando a consumi-los! bjão

  2. emili

    Andréa querida,muito legal seu blog,gosto muito de açúcar,porém,não troco o salgado por nada,e com excesso de sal acontece alguma coisa ?
    muitas saudades de vc, vc more e trabalha perto de mim,mais difícil ti ver haushuas
    grande beijoo ♥’

    • Oi Emili ! Que bom que vc gostou do blog, fico feliz !!! A gente não pode esquecer que farinha branca, arroz branco, as massas em geral viram açúcar depois de metabolizadas. Então comer mais salgado não significa ingerir menos açúcar. Quanto ao excesso de sal na comida, sei que tem vários malefícios como hipertensão arterial, retenção de líquidos, sobrecarga renal entre outros. Beijos e continue nos acompanhando.

      • emili

        nossa, juro que não sabia disso…
        ahaha claro , seguirei vc aki
        grande abraço !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: