::Deglutição::


A função de deglutir tem relação direta com a formação de rugas e sinais de expressão. Você deve estar surpreso e perguntando como?

Muitas pessoas engolem com o rosto, pescoço e boca, mas essa função só é exercida pela língua.

Ao deglutirmos devemos acoplar a ponta e as laterais da língua no palato (céu da boca) e relaxar a musculatura em volta da boca e pescoço. A musculatura em volta da boca não participa da deglutição e a língua não deve empurrar os dentes.

Se deglutirmos fazendo força iremos fazer marcas em volta da boca, como as rugas labiais e os sulcos nasolabiais e mentolabiais (laterais ou “bigode chinês”).

Devemos prestar atenção porque engolimos muitas vezes ao dia desde saliva até alimentos líquidos, pastosos e sólidos.

A musculatura da deglutição também envelhece. Deglutindo da forma correta evitaremos engasgos, rugas ou outros problemas relacionados ao envelhecimento.

Mais dicas e informações sobre o trabalho da Fonoaudiologia Estética para prevenção das rugas e linhas de expressão na próxima semana.

Contato: andreaborsato@sercomtel.com.br.

6 Respostas para “::Deglutição::

  1. Minha nossa! Nunca havia prestado atenção se estou engolindo direito…até isso dá rugas amiga?? hahaha…obrigada pela dica, vou ficar atenta!Beijos querida!

  2. Pois é Nandiss !!! É uma função que realizamos todos os dias mas não prestamos atenção. Vale a pena modificar !!! Beijos e obrigada pelo comentário, minha amiga.

  3. Aninha Fontes

    Bigode Chinês nãoooooooooooooooo!!! Tem como evitar o aparecimento??? bjos

    • Aninha o bigode chinês ou suco lateral pode ser prevenido fortalecendo a musculatura com exercícios específicos da Fonoaudiologia Estética e com alongamentos, tbém dentro do tratamento. Outras formas são: deglutir corretamente, evitar apertar a boca ou dentes ao longo do dia ou noite, utilizar cremes antissinais. O aparecimento do sulco tbém pode depender do tônus muscular e tipo facial. Se vc clicar no meu nome abaixo poderá ver todos os posts preventivos. Um beijo.

  4. Fer Reis

    Nunca reparei como eu como! Será que um dia vou amanhecer cheia de rugas? Ainda bem que vc dá dicas, agora toda noite tenho meu ritual!!! Andréa, eu vou abusar, mas eu quero saber…estou fazendo os exercícios para as palpebras, pq na minha família depois de um tempo elas caem…tem alguma contra indicação? Elas podem ficar mais flacidas? Tenho dedilhado toda noite para ver se futuramente não preciso entrar na faca, mas fiquei em dúvida. Um ótimo fim de semana prolongado! Ufa, graças a Deus rsrs bjão

    • Fer os exercícios para as pálpebras ajudam muito na prevenção da flacidez. Os cremes nessa região são fundamentais para hidratar e nutrir, consulte sua Dermato. Mas existe um momento que a cirurgia é inevitável pq acontece a flacidez tissular, que é própria do envelhecimento, na pálpebra superior essa flacidez fica maior após os 40 anos. Previna com os alongamentos e cremes para prolongar ainda mais a cirurgia. Beijos e bom fim de semana pra vc tbém !!!

Deixe uma resposta

