** Feliz 2011 **

A GENTE SE ACOSTUMA

Marina Colassanti 

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ver vista que não sejam as janelas ao redor. E porque não tem vista logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma e não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, se esquece do sol, se esquece do ar, esquece da amplidão.

A gente se acostuma a acordar sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder tempo. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E não aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números, da longa duração.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “hoje não posso ir”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto. 

A gente se acostuma a pagar por tudo o que se deseja e necessita. E a lutar para ganhar com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 

A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir as revistas e ler artigos. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 

A gente se acostuma à poluição, às salas fechadas de ar condicionado e ao cheiro de cigarros. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam à luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À morte lenta dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta por perto. 

A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta lá.
Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua o resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem muito sono atrasado.

A gente se acostuma a não falar na aspereza para preservar a pele. Se acostuma para evitar sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito.

A gente se acostuma para poupar a vida.

Que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma…

Desejamos a todas vocês nossas mais que queridas Fantásticas que em 2011, vocês façam tudo diferente, não se acostumem com o pouco, queiram o impossível, busquem as coisas do alto e principalmente se permitam a ser felizes, desejamos eu e Sil que em 2011 , VOCÊ FAÇA A DIFERENÇA NA SUA VIDA E NA VIDA DE OUTRAS PESSOAS!!!!

Bjux

By Loló  e Sil

12 Respostas para “** Feliz 2011 **

  1. Patrícia

    Meninas, Feliz Ano Novo! Adorei ter descoberto o blog de vcs! Que 2011 venha com muito sucesso para vcs! bjos

  2. Patrícia

    O que estou ouvindo é Ramones?

  3. Patrícia

    Meninas, voltei pq dei um bola fora kkkkkkkk O som que estava ouvindo era de um outro blog da lista de vcs! É que tinha deixado aberto Sushi C! Então as músicas que elogiei aqui e em outro post são delas…que vexame kkkkkkkk Irei melhorar em 2011!!

    • Foi mais que perdoada, afinal Suchi C é tudodebom.com.br, e vc no final estava aqui né…kkkkkk

      Bjusss
      Vou lá ouvir a seleção dela…hehehehe e colocar no meu Ipod já!!!!
      Loló

  4. Liu Monteiro

    Feliz 2011 também aí.

  5. Só para variar você arrebentou na escolha do texto…
    Adoooro!
    Feliz Ano Novo as duas Fantásticas do meu coração!

    Beijos,
    Didi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: