* Sessão Cine & Pipoca: Cópia Fiel *

Crítica do site: www.adorocinema.com.br

Responda rápido, caro leitor: se você tiver oportunidade de escolha, prefere ter um produto original ou uma de suas cópias? A resposta à primeira vista parece óbvia, com a predileção pelo inédito. Só que uma cópia não necessariamente significa ter algo de qualidade inferior, ainda mais quando é feita de forma a ressaltar o que há no original. Cópia Fiel retoma esta velha discussão no ambiente artístico provocando um desafio, onde ele próprio se torna a cópia de um romance idealizado.

Tudo começa com o lançamento do novo livro de James Miller (William Shimell), o tal “Copie Conforme” do título original, na Itália. Ele prega que a cópia agrega valor ao original, justamente por valorizá-lo ao ponto de ser imitado. Logo após uma palestra, James encontra Elle (Juliette Binoche), a dona de uma galeria de arte que comprou vários de seus livros para dar de presente. Os dois passam a tarde juntos, perambulando por recantos italianos e discutindo, sobre a arte e a vida.

O que a princípio aparenta ser um filme cabeça, com vários diálogos teóricos, logo se torna um delicioso quebra-cabeças. O diretor Abbas Kiarostami está mais interessado em levantar dúvidas do que apresentar respostas, no sentido de provar ao espectador o valor de uma boa cópia. Para tanto usa o relacionamento de seus personagens principais, que se transforma no decorrer da história. Tudo ambientado em locais belíssimos, acolhedores aos personagens e também ao público. Observar detalhes tão singelos, como onde tomam um café ou as ruas estreitas da pequena cidade visitada, por si só já valem a pena. Dá vontade de conferir de perto aquele espaço tão aconchegante e ao mesmo tempo tão rico, em cultura, tradição e beleza.

Para melhor explorar o local onde a trama acontece, Kiarostami optou por usar a mesma fórmula empregada em Antes do Amanhecer e sua sequência Antes do Pôr-do-sol. Ou seja, os personagens andam e conversam, o tempo todo, sobre os mais variados assuntos. De pontos conceituais sobre a arte até a vida de Elle, passando por questões como a educação dos filhos e as dificuldades de um casamento aos seus 15 anos de existência. Em meio ao falatório, surge a aproximação e a descoberta. O duelo intelectual de início aos poucos se torna uma espécie de jogo, no qual cada participante é incitado a mergulhar de cabeça. Como resultado, uma história envolvente e desafiadora, pelos questionamentos levantados.

Além do roteiro e da direção, outro grande trunfo de Cópia Fiel atende pelo nome de Juliette Binoche. Ela simplesmente dá um show em cena. Fala em três idiomas, fica nervosa, discute, luta para provar seu ponto de vista, brinca e seduz. Trata-se de uma interpretação radiante e de grande naturalidade, que traz veracidade ao relacionamento exibido. William Shimell até tem uma boa atuação, mas fica em segundo plano diante do encanto causado pela atriz.

Cópia Fiel é um filme que desafia o espectador a compreender o que, de fato, acontece na trama. Quem procura roteiros redondos no sentido de ter tudo bem explicado, sem pontas soltas, deve ficar longe. A dúvida está em seu DNA, tanto quanto tentar decifrar, a olho nu, se algo é original ou uma cópia. Muito bom.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na minha opinião apesar da interpretação dela e da paisagem (fotografia do filme), não gostei, sabe aquele filme que acaba mais não acaba e você sai do cinema achando que perdeu alguma coisa…rsrs…bom eu adorei os filmes Antes do Amanhecer e Antes do Pôr do Sol, esta é uma opinião pessoal,  e cada um tem o direito de gostar ou não…agora acho que só quem viu poderá dar sua opinião….

Bjus e um ótima semana à todas fantásticas que passam aqui pelo nosso blog, que fazemos com todo carinho para nós,  Iaia e Ioio e para vocês,

By Loló

8 Respostas para “* Sessão Cine & Pipoca: Cópia Fiel *

  1. Lholhóoooo e Silvia, fofas da minha vida, saudades mil de vcs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!mil beijos!

  2. Pat

    Vou assistir e depois conto o que achei! Ótima semana! bjos

  3. Quero ver, ainda não achei aqui em Pira&cicaba (rs) o filme sugerido no último post, tô achando que não vou encontrar esse também, rs; beijos Iaia e Ioio!

  4. AMEIIIIIII !! ADORO filmes assim,que temos que desvendalos.Vou assistir e volto pra dar minha opnião !! tô adorando esse momento cineminha… e cada uma fala o que do filme !!!! … Tô sentindo saudades das dicas de livros …
    Amooo você Hunny Bunny meu!

    • Hunny….kkkk tenho um livro pra indicar vou fazer o post dele e vc verá irá rir muito do titulo…rsrs
      mais eu amo esta sessão cineminha aqui é meu xodó mesmo e adoro tbém ouvir as opiniões das nossas super fantásticas….

      Bjux
      Ioio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: